Resenha do documentário: profissão professor
DCHT – DEP. DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS: XXII – EUCLIDES DA CUNHA – BAHIA
TURMA: 2008.2
TURNO: Vespertino
ALUNO: Ailton de Santana – Edson Dias Ângelo – Kelli Cristina Batista de Siqueira
TURMA: 2008.2
TURNO: Vespertino
PROFESSORA: Rosana Carvalho
DATA: 05/02/2008
JORNAL NACIONAL 35 ANOS. Profissão Professor. Disco 1. Rio de Janeiro. Som
Livre - Globo LTDA, out. 2003. 30 min.
O Documentário Profissão Professor, do especial Jornal Nacional 25 anos, remete-se a uma série de indagações, bem como, de problemáticas que permeiam o sistema educacional . Daí a necessidade de um olhar reflexivo sobre o real contexto pelo qual a educação tem vivenciado.
Nesse sentido, o documentário subjaz uma leitura de diversas temáticas, como: as dificuldades de acesso que o professor tem para chegar às Escolas, em especial, os que lecionam na zona rural das diversa s regiões do país; como também as disparidades sociais que ocorrem dentro profissão, por exemplo, o professor da região sul ganha mais do que o da região nordeste, ficando expresso , portanto, que não há uma unificação salarial no segmento professor. Observa-se assim, que na maioria das vezes os professores são submetido s a uma carga excessiva de trabalho ou até mesmo a exercer outras funções para sobreviverem, tornando assim, o fazer pedagógico sem dinami cidade e consequentemente ineficaz.
Dentre outros aspectos são levantados também questionamento s com relação à formação inicial e continuada de professores, esses que em grande parte não possuem quali ficação, e quando as tem não há valorização necessária para o exercício da docência.
É notório então, que esses e tantos outros aspectos além de interferirem no veio pedagógico, produzem dados negativos tanto em números, quanto em qualidade, por exemplo, as grandes taxas de evasão escolar e repetência em muitas escolas brasileiras.
Infere-se, portanto, que a profissão professor, em