Resenha do Documentário Pro dia Nascer Feliz
O documentário Pro dia Nascer Feliz nos transporta para diversas realidades existentes na educação brasileira e, apesar de ter sido filmado entre os anos de 2004 e 2005, seu conteúdo é assustadoramente atual e evidencia as deficiências do sistema educacional vigente. A partir da mensagem transmitida nas filmagens realizadas nas escolas da periferia de diversos estados, entre eles Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, podemos perceber a existência de um sistema educacional ultrapassado, que na sua prática não está estruturado para cumprir sua função essencial: educar e preparar os estudantes para a sociedade.
Através dos depoimentos dos alunos e professores, o que se pode interpretar inicialmente são os problemas óbvios enfrentados pela escola pública, que posso polarizar em dois pontos: o descaso do Estado para manutenção material de suas instituições de ensino, como também para as condições de trabalho de seus profissionais e permanência de seus alunos na escola, como por exemplo, em relação ao transporte precário oferecido em Pernambuco. E na outra ponta, a reprodução da desigualdade social causada pela insuficiência do Estado em prover condições adequadas de ensino, analisando de uma forma geral, essa relação do Estado, com as instituições de ensino, profissionais (professores) e alunos, promove em uma parcela de seus cidadãos o desinteresse pelos estudos, não somente por sua qualidade, pelo método como o conhecimento é transmitido, ou pela dificuldade de ter acesso a ele, mas também pelas oportunidades que o conhecimento adquirido nesse formato propicia. Podemos então constatar que a função da educação brasileira não é educar e preparar o jovem para a sociedade, mas sim reproduzir a desigualdade.
Vivemos em um mundo extremamente dinâmico e competitivo, onde as transformações, as descobertas, o aprendizado e as oportunidades não são iguais a todos, para além dessa observação clara, sabemos que a partir