Da servidão moderna
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO DE PEDAGOGIA- 3º PERÍODO
PROFESSORA: MARIANA MOREIRA
ELAINE SARMENTO DE SOUSA
Resenha do Vídeo Apresentado em sala de aula: Da Servidão Moderna.
CAJAZEIRAS
2014
O vídeo: “ Da servidão Moderna” traz um conjunto de abordagens que subvertem a ordem da nossa sociedade vista de uma forma ampla e antes não percebida nos fazendo perceber a fundamentação existente em cada ato social possibilitando- nos a ter um olhar crítico diante dos fatos aparentes, visando a condição do escravo moderno dentro de um sistema totalitário e ataca diretamente os dominantes do mundo.
O escravo moderno somos nós trabalhadores que necessitamos fazer o que não gostamos: trabalho forçado, alienado, contra a nossa vontade própria para termos coisa que não precisamos: coisas que a sociedade em si, impõe como meio de socialização e interação com os indivíduos e a modernidade. Vistos por essa perspectiva de que antigamente existiam os escravos que não tinham escolha, eram dominados por seus “donos” e mercantilizados, hoje o escravo moderno apresenta uma versão aperfeiçoada do escravo antigo: ele hoje escolhe a quem deve servir e a quem deve vender seus serviços não se dando conta de que está sendo alienado, seja por classe social ou religião aceitando a vida que lhes foi imposta socialmente como meio de sobrevivência.
Os sistema de alienação corrói o escravo moderno, o submetendo a ser e fazer o que o mesmo impõe, sem que o escravo perceba o quanto já está alienado.
Hoje em dia as doenças que mais afetam a sociedade não são as doenças físicas, mas sim as doenças psíquicas causadas pelo modo de opressão social e alienação geral, onde as pessoas são “ obrigadas” a trabalhar para se ter um carro, uma casa, comida e até mesmo para pagar dívidas já existentes do consumismo desenfreado causado pela modernidade social. As pessoas sofrem tanto com a