Resenha crítica
A folha que sobrou do caderno
O vídeo “A folha que sobrou do caderno” traz ao público o papel e a organização das universidades sob diferentes aspectos e pontos de vistas. Além de relatar o cotidiano de professores e alunos que relatam suas experiências pessoais dentro da instituição as quais pertencem.
Com uma abordagem estilo documentário e com uma linguagem mais informal, alunos e professores expressam suas opiniões e analisam problemas e apresentam suas respectivas soluções. Mostram também a importância das universidades e sua participação na formação social, politica e cultural da sociedade.
Muitos dos problemas relatados podem ser revertidos, com a relação professor-aluno que sofre com a falta de diálogo e conservadorismo que acabam provocando distanciamento de ambas às partes. Logo, acaba ocorrendo uma atitude passiva por parte dos estudantes, o que torna a comunicação ainda mais complicada. Problemas como esses estão nas instituições desde o princípio, mas não são irreversíveis, já que, muitos movimentos estudantis ocorreram ao longo da história e revolucionaram o modo de pensar e agir daquela época.
Um dos principais objetivos das universidades é justamente formar massas críticas de pensadores que saibam ler, falar, argumentar e expressar suas ideias de um modo claro e objetivo. O vídeo mostra que a formação de alunos aptos para atuar em qualquer parâmetro da sua profissão depende do empenho do próprio aluno e sua uma relação com a universidade. Pois para que esse aluno obtenha sucesso profissional e se destaque na sociedade é preciso que ele tenha uma boa base oferecida pela universidade, mas que também procure se aprofundar nos assuntos de seus interesses profissionais.
Portanto, é importante ressaltar que o documentário tem como objetivo mostrar de um modo mais detalhado como as universidades estão organizadas e como os seus componentes se comportam diante de algum problema constitucional. Mas também mostra o que deve ser feito