Relatório de laboratório
Queda livre é o movimento realizado por um corpo nas proximidades da superfície da Terra (ou de outro corpo com gravidade não desprezível). É um movimento caracterizado pela variação de apenas uma coordenada do plano e pela aceleração constante. Sendo, portanto um caso particular de movimento unidimensional.
A queda livre real aplica-se apenas quando a resistência do ar possa ser desprezível, quando o corpo é “largado” de certa altura, lançado com trajetória normal ao solo (ou a outro referencial) ou lançado para cima em trajetória também normal ao solo.
A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8m/s² ao nível do mar (varia de acordo com a proximidade do equador ou dos polos). Na queda o módulo da velocidade do corpo aumenta, logo, o movimento é acelerado.
Objetivo
Supondo que a equação da posição da partícula em função do tempo para o movimento, y = f(t), seja da forma y=k.tn, utilizaremos as equações que já conhecemos para o movimento unidimensional e faremos as devidas e possíveis comparações.
O experimento consiste em dois procedimentos. No primeiro procedimento admitiremos t = 0 e y = 0. Por meio da regressão linear obteremos o valor de k e n. Calcularemos experimentalmente o valor da aceleração da gravidade (g) e o erro relativo a essa operação admitindo g = 9,79 m/s² em Uberlândia.
No segundo procedimento encontraremos o valor da velocidade inicial da esfera para y = 0,10m. Posteriormente encontraremos o valor de a velocidade escalar média e velocidade instantânea.
Materiais utilizados:
Régua
Equipamento de queda livre
Calculadora
Esfera de alta massa específica.
Procedimentos
Procedimento I
O equipamento de queda livre utilizado consiste numa haste metálica apoiada em uma base fixa graduada em centímetros. Haviam duas fotocélulas acopladas a essa haste a primeira (de cima para baixo) acionava um cronômetro e a segunda o parava. Um eletroímã situado no topo do