Documentário Pro Dia Nascer Feliz, Resenha
Curso Ciências Sociais, 3ºPeriodo.
Sociologia da Educação
Resenha do “Documentário Pro Dia Nascer Feliz”, com base no de Pierre Bourdieu.
Barbacena
2013
Essa resenha tem o objetivo de construirmos uma análise do documentário “Pro Dia Nascer Feliz” que aborda a realidade do sistema de ensino brasileiro, iremos analisar e comentar esse vídeo com base na leitura do texto “A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura” de Pierre Bourdieu.
O documentário retrata a difícil realidade do sistema educacional brasileiro. Evidenciando o cotidiano de professores e alunos nas mais variadas regiões do Brasil como Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo. Nessa perspectiva os docentes e discentes relatam as dificuldades que enfrentam durante o dia a dia nas escolas tanto pública como na rede privada de ensino, e seus anseios e desafios que giram em torno do ambiente escolar, e também quando envolve o ingresso no ensino superior.
No vídeo evidenciamos essas dificuldades desses alunos, e com base nas ideias de Pierre Bourdieu, que considera a herança cultural um diferencial das classes sociais, que é a responsável pela diferença inicial das crianças diante da experiência escolar e consequentemente pelas taxas de êxito dessas crianças em sua vida escolar e posteriormente no ensino superior. O vídeo demonstra essa analise de Bourdieu, na realidade brasileira, uma vez que fica constatado que os alunos das escolas públicas não herdam de seus ascendentes essa carga cultural que é o diferencial na vida escolar, enquanto que os alunos da rede privada que aparecem no vídeo, constatamos facilmente a presença da influencia da família e a transmissão dessa carga cultural, em sua vida escolar em suas escolhas, aspirações e posteriormente em seu ingresso no ensino superior, além dos alunos da rede pública valorizar os estudos e estarem preocupados em que