Ecletismo
HISTÓRIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O trabalho trata-se da apresentação de uma pesquisa para a disciplina de História e Arquitetura do Brasil sobre o ecletismo no Sul do Rio Grande do Sul.
O ecletismo é um movimento do século XIX que influênciou muito a arquitetura do Sul do nosso Estado.
Citarei algumas obras localizadas nas cidades de Rio Grande, Jaguarão e Pelotas, falando sobre as características formais tendo como base plantas baixas, fachadas, volumetrias e programa de cada obra.
JAGUARÃO
O Rio Grande do Sul e o Uruguai fizeram parte de um campo de batalha disputando terras entre a Coroa Portuguesa e Espanhola. Grande parte das cidades da fronteira tem características arquitetônicas e urbanísticas dessas duas culturas, hispânica e porutguesa. A arquitetura Clássica também influenciou, contribuindo para o Ecletismo Historicista no aspecto formal das construções do período. Jaguarão, dentro do contexto citado acima, traz como resultado o traçado urbano denominado como espanhol, com vias ortogonais que formam um quadriculado, em contraposição do traçado das cidades portuguesas, que tem como característica um traçado mais orgânico. No século XIX a cidade inicia o desenvolvimento, juntamente com outras cidades da Região Sul, fundamentado na criação de gado, a questão militar e o comércio. Por conta disso, em 1850, a cidade sofre um aumento da população, que consequentemente reflete na procura por terrenos e cresente número de construções. As construções vão adquirindo mais solidez com a instalação de olarias na cidade. Nesse período haviam apenas quatro cidades no Estado: Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Rio Pardo. Jaguarão tornou-se a quinta cidade em 1855. Em 1870 a cidade tem um