Resenha de o manifesto comunista
Burguesia e Proletariado
A história da sociedade é a história da luta de classes. Divididos em dois diferentes grupos: a burguesia e o proletariado. A sociedade burguesa apenas substituiu as antigas classes por novas. Nascem os primeiros elementos da burguesia. Com a intensificação dos de troca e mercadoria, deu-se um impulso nunca visto ao comércio, à navegação e à indústria. O funcionamento feudal e corporativo não estava satisfazendo o crescimento das demandas à abertura de novos mercados. A manufatura substitui-o. Porém, a manufatura tornou-se insuficiente com o grande número de demandas, dando lugar a indústria moderna. A grande indústria criou o mercado mundial. À medida que se desenvolviam, a burguesia crescia, multiplicando seus capitais. A burguesia desempenhou um papel revolucionário decisivo na história; transformou o médico, o padre, entre muitos outros em assalariados. Reduziu tudo a mera relação monetária. A burguesia obrigou a introdução da chamada civilização. Submeteu o campo à dominação da cidade. Aglomerou a população, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. Com isso, civilização em excesso, indústrias em excesso, tudo exagerado. Com tanto poder as relações burguesas se tornaram estreitas demais para conterem a riqueza que produziram. As armas que a burguesia usou contra o feudalismo voltam-se agora contra ela mesma. O proletariado se opõe a burguesia. De todas as classes, somente o proletariado é uma classe realmente revolucionária. As outras classes tendem a desaparecer com o desenvolvimento da grande indústria.
Proletários e comunistas
Os comunistas não são um partido a parte entre os outros partidos operários. Não tem interesses distintos. São a fração mais decidida, mais mobilizadora dos partidos operários.
O objetivo imediato dos comunistas é a formação do proletariado em classe, derrubada da dominação burguesa, conquista do poder político pelo