Resenha manifesto comunista
MANIFESTO COMUNISTA
AUTORES
Karl Heinrich Marx
Friedrich Engels
Titulo: O Manifesto Comunista
Imprensa: Books Brasil.com
Numero de paginas: 67
OS AUTORES
Karl Heinrich Marx (1818 – 1883), filho de um advogado bem sucedido, nasceu em Trier, na Renânia, então província da Prússia. Estudou direito, filosofia, arte e literatura na Universidade de Bonn, transferindo-se para Universidade de Berlin para estudar filosofia de Hegel, integrando o Grupo dos Jovens Hegelianos. Aos 24 anos começa a trabalhar como jornalista em Colônia. Por motivos políticos, mudou-se para Paris (1843) e posteriormente para Bruxelas (1845). Nesse período conheceu Friedrich Engels, que muito lhe ajudou durante toda a vida, inclusive financeiramente.
Friedrich Engels (1820–1895), filho de um rico industrial do ramo têxtil, nasceu em Barmen,também na Renânia. Ainda como estudante vai trabalhar nos negócios de sua família em Manchester, na Inglaterra, onde toma contato com a difícil vida do trabalhador fabril. Completou os seus estudos em Filosofia na Universidade de Berlin como discípulo de Hegel.Aderindo às idéias de esquerda encontra Karl Marx, de quem se torna amigo, co autor em diversas obras e principal colaborador na luta pelos direitos dos trabalhadores.
INTRODUÇÃO Manifesto Comunista foi publicada, a Europa vivia um quadro político de intensa agitação, com revoluções eclodindo em diversos países. O período, conhecido como A Primavera dos Povos, é descrito por Melo e Costa (1999):
O ano de 1848 é marcado pelo avanço das idéias liberais e nacionalistas, pela consolidação da burguesia no poder e pela entrada no cenário político do proletariado industrial, particularmente na França. Nesse ano irromperam levantes por toda a Europa. Na França, coma participação do proletariado urbano, o movimento adquiriu características mais sociais,
Enquanto na Itália e na Europa central as manifestações visavam à unificação e ao estabelecimento de governos