Resenha de planejamento estratégico
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Caique Murilo
Hiago Nascimento
Henrique Lisboa
Laise Klautau
Resenha de Planejamento Estratégico.
Belém
2013
O texto destaca a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, dentro do conceitos de Administração Estratégica, apresentando as principais etapas para a implantação do processo dessa administração, e procurando esclarecer os aspectos fundamentais, relacionando os conceitos de visão estratégica e gestão na implantação do planejamento estratégico, que se tornando uma ferramenta muito utilizada pela alta administração visualizando as oportunidades do mercado para evitar prováveis dificuldades.
O ambiente em que as empresas tanto de pequeno, médio e grande porte estão inseridas é de constante mudança e é essa a causa da atenção a esse planejamento. Com as constantes mudanças ocasionadas por fatores externos a vontade das organizações cabe aos administradores se planejar para adequar-se ao cenário que está inserido. Existem dois tipos de planejamento estratégico que não devem ser tratados como sinônimos, o planejamento a longo prazo, onde as decisões tomadas são baseadas no histórico das atividades, e o planejamento estratégico, que permite estabelecer a direção a ser seguida visando maior grau de interação com o ambiente.
A administração estratégica é definida como um processo continuo e interativo que se utiliza do planejamento estratégico para manter a organização apropriadamente ao seu ambiente. Atualmente o processo dessa administração tende a ser feito pelo diretor – presidente (CEO) da companhia, sendo considerado o principal responsável pelo sucesso do projeto, mas conta com membros de diversas áreas e níveis da organização para uma administração bem sucedida, tendo como principais benefícios gerados o aumento do nível de lucro.
A administração estratégica segue cinco etapas básicas, primeiramente é feita