Resenha critica - planejamento estratégico
RESENHA CRITICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROF. GIOVANA GAVA
ALUNA: OLIVIA THOMAZINI
VITORIA
2011
Planejamento Estratégico
Identificar a origem dos problemas numa organização é uma grande dificuldade que pode deixar o administrador com sérios problemas, assim como diz o texto, que o administrador pode acaba se tornando um bombeiro, que apaga o fogo, mas não sabe a origem dele. O planejamento então, atua como uma prevenção de riscos, moldando a organização de forma que esteja antecipada às mudanças no mercado, assegurando que ela não seja mais uma dentre as empresas que mostram como a falta de planejamento pode transformar-la numa escrava do mercado, assim como explica Porter ao dizer que “Uma empresa sem planejamento corre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência”.
De inicio, a utilização do diagnóstico estratégico é a chave para nomear o direcionamento da estratégia, o que dará uma visão geral da relação da organização com o ambiente e tudo que influencia na seu desempenho, ajudando a antecipar-se às mudanças do mercado.
O estudo do macroambiente é diversificado, há varias mudanças no mercado, mas uma mudança pode influenciar de maneiras diferentes essa ou outra organização por serem de diferentes setores com objetivos distintos. Cabe ao gestor compreender o que prejudica ou impulsiona a sua empresa, e no momento da atuação dessas influencias mercadológicas, esteja preparado para investir ou manter-se estabilizado nos problemas. Para que se saiba onde a empresa esta posicionada no mercado global, há a necessidade de se analisar aspectos socioculturais, legais, políticos, econômicos e tecnológicos.
A analise do ambiente industrial completa esse estudo, onde devem ser analisadas as cinco forças competitivas. A rivalidade entre concorrentes, potencial de novos entrantes, o poder de barganha dos fornecedores e o dos