RESENHA PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Erivaldo Alves da Silva
Resenha Planejamento Estrategico
Brasília/DF
2014
Erivaldo Alves da silva
Este artigo mostra a importância da análise SWOT (Stengnts, Weaknesses, Opportunities e
Theats) no planejamento estratégico nas organizações, auxiliando os administradores a tomarem decisões mais coerentes. As técnicas como a de conhecer o seu inimigo, existente desde os primórdios da humanidade, tem se mantido como uma das principais técnicas estratégicas para se alcançar o sucesso até nos dias atuais, a competividade como fator impulsor da vitalidade das organizações, pois, as estimulam a ter planejamento. A análise
SWOT, trata dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças nas empresas, afim de que a empresa tenha percepção da sua realidade diante o mercado que esta inserida.
Palavras-chave: Ameaças, Análise SWOT, Oportunidades, Planejamento Estratégico.
INTRODUÇÃO
Muito antes de surgirem as organizações, estudar o inimigo e conhecer a si próprio se tornou uma grande ferramenta no planejamento e na estratégia de grandes pelotões, e que foi algo de extrema importância para se vencer batalhas e alcançasse a vitória. Sun Tzu (2007, p.41) propõe as oportunidades e as ameaças da seguintes formas:
Conhece teu inimigo e conhece a ti mesmo, se tiveres cem combates a travar, cem vezes será vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.
Considerado um grande general do exercito Chinês, Sun Tzu colaborou substancialmente para que as organizações utilizem suas estratégias dentro e fora do ambiente empresarial. Trazer as táticas de guerra descritas pelo mesmo para dentro da organização de maneira inteligente faz com que a mesma se antecipe e planeje de maneira adequada os passos que deverá seguir em um determinado espaço de tempo.
A competitividade das empresas