Resenha de obra
FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A Escola como Organização Aprendente: Buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000. 2ªEd.
Katiuse L. C. dos Santos
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
Sobre os autores
Michael Fullan é diretor do Ontario Institute for Studies in Education, da Universidade de Toronto. Participa como pesquisador, consultor, realizador de treinamentos e conselheiro de políticas em projetos de mudança educacional junto a sistemas escolares, federações de professores, institutos de pesquisas e desenvolvimento e a organizações governamentais canadenses e internacionais
Andy Hargreaves é diretor e professor do International Centre for Educational Change no Ontario Institute.. É autor e editor de muitos livros, consolidando reputação internacional como pensador de ideias inovadoras sobre o desenvolvimento dos professores, da cultura escolar e da reforma educacional.
Objetivo da obra
O livro trás a reflexão sobre procedimentos para a busca da qualidade na educação a partir da luta por mudanças fundamentais nas ações, de modo que os professores percebam que possuem uma profissão emocionalmente apaixonante, profundamente moral e intelectualmente exigente e como os gestores podem apoiar este processo de motivação e transformação.
Capítulo 1: O Problema
Sistemas escolares e escolas estão buscando envolver mais os professores na dinâmica que envolve a instituição. Assim, se sentem mais valorizados, apoiados, unidos, responsáveis e comprometidos. Porém, há questões que dificultam para que os educadores se engajem numa efetiva reforma da educação. O professor está sobrecarregado e a inclusão é uma das causas de grande aflição, pois a diversidade de necessidades precisa ser atendida. A cobrança das famílias e do administrador também causa pressão, pois os programas e aulas têm que atender a demanda. Lidar com