Resenha: QUAL É A SUA OBRA?
QUAL É A SUA OBRA?
Este livro foi lançado em 2012 pelo Filosofo Mario Sergio Cortella: Qual é a tua Obra? Inquietações propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética. Com 141 páginas, foi publicado pela editora Vozes. Neste livro o autor expõe outra visão do mundo profissional, a importância e o valor do nosso trabalho.
O autor expõe muito a sua vida profissional, por ser uma pessoa de longa carreira, que sevem de exemplo para nós, estudantes universitários, para ter uma melhor visão do mercado de trabalho e cotidiano das empresas. Muitos são as citações de exemplos de situações vividas em diversas empresas por que passou, ensinando um ponto diferente em cada uma delas.
O livro é subdividido em três grandes grupos, Gestão, o cotidiano das empresas; Liderança, a diferença de um chefe para um líder; e por fim a Ética, onde temos outra visão mais ampla sobre o assunto. Cortella apresenta em sua grandiosa obra instigando o leitor esperando uma resposta para o título do livro, porém temos no livro, diversos artifícios, claramente repetitivos, não sendo ruim, cansativo, mas no sentido de frisar a ideia, o que é muito comum em livros de filosofia.
O autor começa sua grandiosa obra falando sobre a gestão com uma diferente visão sobre trabalho, não como uma obrigação. Cortella nos deixa uma pergunta: “Porque muitas vezes a ideia de trabalho é associada como castigo, fardo, provação?” (2012, p.17). E temos que enxergar o trabalho não como uma obrigação, mas sim como uma realização e falar com propriedade: “Sou Contador, amo o que eu faço e me completo, essa é a minha obra”. Na sua publicação Cortella destaca pontos importantíssimos sobre gestão, como a humildade, entendendo a nossa posição na sociedade, o aprender a aprender, descobrindo que somos incapazes de saber tudo e sempre podemos aprender, usando a citação do famoso filósofo Sócrates: “Só sei que nada sei”, e tudo o que aprendemos não é de um dia para outro, e sim