Resenha de historia e geografia
PCN DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Com base no Pcns de História e Geografia podemos afirmar que a partir da Constituição do estado brasileiro a história e a geografia tem sido um conteúdo constante do currículo da escola elementar.
Apesar das intenções legislativas, a história aparecia como disciplina optativa do currículo nos programas das escolas elementares. Os planos de estudos das escolas elementares das províncias que as criaram, na maioria das vezes, instituíam “noções de geografia e de história, principalmente, a nacional” como disciplinas “permitidas” pelas autoridades e consideradas facultativas ao ensino elementar.
No final da década de 1870 foram feitas novas reformulações dos currículos das escolas primárias visando criar um programa de História Profana mais extenso e eliminar a História Sagrada. Tal fato traduzia a atmosfera das discussões sobre o fim da escravidão, a transformação do regime político do Império para a República e a retomada dos debates sobre o ensino laico, visando dessa vez a separação entre o Estado e a Igreja Católica e sua ampliação para outros segmentos sociais.
Portanto as salas de aulas eram palco de uma prática bastante simplificada, por isso, as autoridades exigiam dos professores o cumprimento mínimo da parte obrigatória composta de leitura e escrita, noções de gramática, e outros. Os métodos de ensino então aplicados nas aulas de História eram baseados na memorização e na repetição oral dos textos escritos. Os materiais didáticos eram escassos, restringindo-se à fala do professor e aos poucos livros didáticos compostos segundo o modelo dos catecismos com perguntas e respostas, facilitando as argüições. Desse modo, ensinar História era transmitir os pontos estabelecidos nos livros, dentro do programa oficial, e considerava-se que aprender História reduzia-se, a saber, repetir as lições recebidas.
Ensinar história e geografia para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser está às disciplinas que