Resenha crítica
CAMPUS DO SERTÃO – DELMIRO GOUVEIA
JOSÉ FÁBIO OLIVEIRA
RESENHA CRÍTICA GEOGRAFIA: Pequena História Crítica
Delmiro Gouveia – AL
Outubro/2012
JOSÉ FÁBIO OLIVEIRA
RESENHA CRÍTICA GEOGRAFIA: Pequena História Crítica
Resenha apresentada à disciplina Introdução à Ciência Geográfia, na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, sob a orientação do professor Kleber Silva.
Delmiro Gouveia – AL
Outubro/2012
MORAES, Antonio Carlos Robert, Geografia: Pequena História Crítica. São Paulo, editora Hucitec.
Antonio Carlos Robert Moraes é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do Departamento de Geografia da USP, onde coordena o Laboratório de Geografia Política.
Antonio Carlos Robert Moraes, em seu livro Geografia: Pequena História Crítica, consegue trazer de forma prática, sábia e dinâmica algumas definições de diversos autores, cada um com sua forma peculiar de expressar seus estudos e conceitos, o que é Geografia, e qual é o real objeto de estudo desta ciência. O autor faz uma retrospectiva geográfica, desde suas origens, até a sua sistematização, ele enumera as principais correntes do pensamento geográfico, abordando cada uma com sua própria definição de objeto, métodos, e princípios. De acordo com o autor este livro tem como propósito dar mais uma contribuição no campo de estudos relacionados a criação, história e principais correntes da Geografia.
Moraes aborda uma definição do objeto da geografia, de seu fundamento positivista. Para ele, Humboldt e Retter, não se mostravam preocupados em criar princípios de uma nova ciência e que seus trabalhos não tinham conteúdos normativos específicos, entendendo assim que a geografia era uma ciência de síntese de todos os conhecimentos sobre a Terra.
A antropogeografia de Ratzel Parte da Geografia em que se estudam os fatos concernentes ao homem e ao seu