Resenha de estratégia da produção
Resenha
A estratégia de produção diz respeito ao estabelecimento de políticas e planos amplos para utilizar os recursos de uma empresa, visando uma melhor sustentação de sua estratégia no longo prazo. Segundo Chase et al. (2004), a estratégia da produção pode ser vista como parte de um processo de planejamento que coordena os objetivos operacionais com os mais amplos das organizações.
A estratégia da produção deve ser basear de uma análise levando em conta os critérios competitivos acerca do posicionamento do produto em frente às exigências dos clientes. Onde usualmente são identificados quatro aspectos custos, qualidade, entrega e flexibilidade. porém Paiva et al. (2004) identificam cinco critérios que são: custos, qualidade, desempenho de entrega, flexibilidade e inovatividade, sendo este último a capacidade de lançar produtos e/ou serviços novos em curto espaço de tempo.
Para aumentar o entendimento das prioridades competitivas O Garvin (1993) cita cinco, sendo: Custos, Qualidade, Flexibilidade, Entrega e Serviço.
A redução de custos no inicio era a o principal ponto a ser conseguido seguindo economias de escala, porém mesmo com os novos modelos de produção não perdeu sua vital importância mesmo em mercados não tão competitivos.
A qualidade passou depois a ganhar destaque onde o Garvin (1987) define oito dimensões que devem compor o conceito de qualidade: desempenho; características especiais; confiabilidade; conformidade; durabilidade; assistência técnica; estética e imagem do produto.
A flexibilidade é medida tendo como vista um processo de mudança, onde a a eficiência não é medido pela quantidade de produtos mas em mudar a quantidade e o tipo dos mesmos.
Entrega se refere a confiabilidade quanto aos prazos e rapidez na entrega dos produtos.
Já o serviço engloba toda a parte de atendimentos aos clientes, assistência técnica e a reposição de peças e produtos.
Outro elemento importante está análise das áreas de decisão