Porcentagem
Ministro Joaquim Barbosa toma posse e é presidente do Supremo Tribunal Federal
Depois de ser eleito o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) com ampla vantagem de votos (9 a 1), o ministro Joaquim Barbosa Gomes, destaque no julgamento e na condenação dos réus do caso mensalão, assumiu o principal posto da Corte na tarde de quinta-feira, 23.
O magistrado terá um mandato de dois anos após a aposentadoria do atual presidente, ministro Carlos Ayres Britto, de 70 anos. Os ministros também elegeram Ricardo Lewandowski como vice-presidente.
Barbosa é ministro do STF desde 2003 e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo. Antes disso, ele atuou por quase duas décadas como procurador do Ministério Público Federal (MPF). Ele será o quinquagésimo presidente da história do STF.
A cerimônia teve a participação da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Senado, José Sarney, entre outras autoridades nacionais.
De família pobre, de Minas Gerais, Barbosa trabalhou de faxineiro quando foi estudar Direito em Brasília.
Mãe emocionada
Benedita Barbosa, de 76 anos, mãe de Barbosa, foi acomodada na primeira fila do plenário do Supremo Tribunal Federal para acompanhar a posse do filho.
(Fonte: http://www.portaldepaulinia.com.br- 23/11/2012).
O STF
O Supremo Tribunal Federal é composto por onze Ministros, brasileiros natos, escolhidos dentre cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, e nomeados pelo Presidente da República, após aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. O Presidente do Supremo Tribunal Federal é também o Presidente do Conselho Nacional de Justiça.
O Tribunal indica três de seus Ministros para compor o Tribunal Superior Eleitoral.
Entre suas principais atribuições está a de julgar a ação direta de inconstitucionalidade, tem a competência para julgar, nas