Resenha Crítica - Linguística
CÂMARA Jr., Joaquim M. Princípios de Linguística Geral. 7ª ed. Rio de Janeiro: Padrão Livraria Editora, 1989.
Essa obra traz esclarecimento sobre a história da linguística e o desenvolvimento do pensamento linguístico atreve das abordagens dos precursores dessa ciência. O professoro destaca as bases da linguística moderna, a sua aplicação e a concepções gerais sobe o seu objetivo estudo. Ele mostra a necessidade que o homem tem em obter conhecimento, e uma das formas de obter esse domino e através da linguagem. A curiosidade do homem pela linguagem se dá desde os tempos mais antigos, mas foi só com a criação da linguística que essa manifestação que curiosidade tomou a forma de uma ciência, com objeto e próprio.
Nos capítulos seguinte, procura diferenciar a linguística da gramática tradicional. Autor também se preocupou em ressaltar os momentos da constituição da linguística através da gramática gerais do século XVll ao século XlX. Dentro dessa trama que enreda pensamento linguístico, ele destacou duas da principais tendências: o formalismo e o sociologismo.destaca as bases da linguística moderna que tiveram estruturação a partir do de linguística, geral da Suíço Ferdinand Saussure que através desse ensino estabeleceu para a ciência da linguagem uma divisão em quarto disciplinas que correspondem a quarto diferente níveis de analise: a fonologia, a sintaxe, a morfologia e a semântica. Com isso, a linguística ganhou como objeto de estudo especifico: a língua. Porém, uma importante distinção, que Saussure fez, foi entre a língua e a fala. Outro diferenciação foi que separa sincronia e a diacronia. Desse modo, com os conceitos de língua, valor e sincronia, Saussure instituiu a base.
Da linguística chamou essa organização interna de língua de sistema, porem, seus sucessores a titularam de estrutura. Uma das formas desse estruturalismo é o funcionalismo, que considera as funções desempenhadas pelo elementos linguísticos sob