Gilles Gagné
Canadense de Montréal, é doutor em linguística pela Universidade de Estrasburgo (França). Foi professor de linguística aplicada (segundas línguas) no Departamento de Linguística da Universidade de Montréal de 1966 a 1972. Atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências da Educação da mesma universidade, onde trabalha na especialização dos professores de francês e empreende pesquisas sobre pedagogia da língua materna. Foi responsável por uma série de 105 programas educativos veiculada pela televisão canadense. Publicou Vingt-cinq ans de linguistique au Canada (1979), Pédagogie de la langue ou pédagogie de la parole (1979), Études sur la langue parlée des enfants québécois: 1969-1980 (1981), além de artigos, comunicações e conferências. O texto aqui publicado constitui um capítulo da obra coletiva La norme linguistique, organizada por E. Bédard e J. Maurais (Québec/Paris: Office de la langue française/Le Robert, 1983, pp. 463-510).
Descrição:
Esse livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade linguística.
Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação linguística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino de língua nas escolas.
Essa proposta do ensino de língua é exposta em uma tríplice perspectiva: Bagno expõe o assunto em perspectiva brasileira, Stubbs, em perpectiva inglesa e Gagné, em perspectiva quebequense. Assim os leitores terão a pluralidade de abordagens com que se dá a incorporação à linguística da análise histórica e cultural como fator determinante.
Resenha crítica
Resenha crítica é uma descrição que faculta o exame e o julgamento de um trabalho (teatro, cinema, livro, experiência científica, tarefa manual, etc). A apreciação necessita ser elaborada de maneira impessoal, sem