Diretrizes Pedagógicas para Modelagem de Usuario em Sistemas Tutoriais Inteligentes
TISE97
Trabajo : Diretrizes Pedagógicas para Modelagem de Usuario em Sistemas Tutoriais Inteligentes Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
COPPE - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação
Caixa Postal 68 511 - CEP 21 945 270 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Autores :
Rosa María E. Moreira Da Costa, Neide Santos*, Ana Regina C. Da Rocha e-mail: (costa, neide, darocha} @cos.uflj.br Palavras Chave: Sistemas Tutoriais Inteligentes. Modelos de Usuário. Diretrizes Pedagógicas para Modelagem de Usuário Abstract.
The user modeling in Intelligent Tutoring Systems (ITS) emphasizes the computational aspects, neglecting the pedagogical basis. This paper analyzes four learning theories and the available user models. From the analysis, educational guidelines were built, in order to help the development of user modeling in ITS.
INTRODUÇÂO
O desenvolvimento de software educacional, desde os anos 60, busca utilizar técnicas de Inteligência Artificial (IA), visando torná-lo mais flexível e capaz de apoiar o ensino individualizado. Entretanto, alguns gargalos no desenvolvimento dos STI persistem, principalmente, na representação do conhecimento e na modelagem de usuários.
Um dos problemas associados à modelagem de usuários relaciona-se a falta de explicitação da teoria de aprendizagem utilizada. Percebe-se que os pesquisadores em IA e Educação estão atentos para as dificuldades relacionadas à modelagem dos usuários, mas faltam exemplos de aplicações dessas teorias. Outro aspecto crítico refere-se ao direcionamento das pesquisas em STI, muito mais voltadas para as questões técnicas do que para as questões de aprendizagem [CUMM 93].
Dada a ênfase nos aspectos computacionais envolvidos na modelagem de usuários nos STI, o objetivo deste trabalho é apresentar um rol de diretrizes pedagógicas para a modelagem de usuário, fundamentadas nas principais teorias de aprendizagem, visando apoiar o trabalho dos