Ligaçoes quómicas
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Ligação Iônica Covalente e Metálica
Cristofer E .Almeida Martins - RA :7629717428 Jonas Elson de Moraes - RA: 7627716017
Orivaldo de Sousa Siqueira – RA: 7420637612
Renan Willian Santos e Silva – RA: 7485702940
Rodrigo Duarte dos Santos – RA: 7622718304
CUIABÁ
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA
Ligação Iônica Covalente e Metálica
Apresentação do trabalho baseado na Síntese Ligação Iônica Covalente e Metálica, proposto pela Professora Deize Figueiredo, na disciplina de Química, no 1º semestre, do curso de Engenharia de Mecânica da Faculdade Anhanguera de Cuiabá.
Profª. Deize Figueiredo Ligação Iônica Covalente e Metálica
Ligação química é qualquer interação que leve à associação de átomos em moléculas, íons, cristais e outras espécies estáveis que compõem as substâncias comuns do dia-a-dia. As substâncias iônicas são formadas por átomos que se unem por ligação iônica. Ligação iônica ocorre com átomos que formam íons, ou seja um átomo tem facilidade de perder elétrons (baixo potencial de ionização) e outro facilidade para receber elétrons (alta afinidade eletrônica).
A ligação covalente é um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Quando a Metálica é o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais, os átomos dos elementos metálicos apresentam forte tendência a doarem seus elétrons de última camada.
Ligação iônica
É uma Ligação química entre metais alcalinos (Li, Na, K) e halogênios (F, Cl) leva a formação de sais que, se dissolvidos em solução aquosa, conduzem eletricidade.
Exemplo: o sal de cozinha, NaCl, formado a partir do cátion Na+ e do ânion Cl–, respectivamente:
Na+
(g) + Cl– (g) ® NaCl(s)
DHr =