Saúde da pessoa idosa
13 de agosto de 2013
Objetivo do grupo de saúde da pessoa idosa será promover políticas públicas para esta população. Foto: SGEP/MS
Representantes da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Secretaria de Assistência à Saúde (SAS), e do Gabinete do ministro (GM) do Ministério da Saúde receberam, na manhã desta terça-feira (13), as principais entidades representantes do segmento idoso com o objetivo de instalar o grupo de trabalho sobre a saúde da pessoa idosa.
O objetivo do grupo de saúde da pessoa idosa será promover políticas públicas de saúde para a população idosa, prezando pela universalidade do acesso e a equidade da oferta de ações e serviços de saúde nos campos da atenção à saúde, vigilância, educação, informação e da pesquisa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Eliane Cruz, chefe de gabinete do Ministério da Saúde, a ideia principal da reunião foi conversar sobre o grupo de trabalho, instala-lo e discutir sobre uma periodicidade dos encontros.
Caberá ao grupo sistematizar a proposta de ações para a atenção integral à saúde da população idosa, com vistas a garantir a universalidade e a equidade na atenção à saúde para esse segmento social, bem como elaborar propostas de participação e de controle social voltadas para a pessoa idosa, em consonância com os princípios, programas e políticas do SUS.
Entre outras pautas, os participantes da reunião coversaram sobre a proposta da Portaria que aprova o regimento interno do grupo de saúde da pessoa idosa, lida pelo chefe de gabinete da SGEP, Vladyson Viana, considerando o contínuo e intenso processo de envelhecimento populacional brasileiro, que aponta desafios para o estabelecimento de estruturas de cuidado ao idoso no SUS.
Estiveram presentes nesta reunião cerca de 30 pessoas, dentre elas representantes dos trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas dos seguintes