Projeto de pesquisa sobre variedade linguística em sala de aula
UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – UFPB VIRTUAL – Polo João Pessoa
TAMMY SUELEN DE SOUZA VIEIRA
PROJETO DE PESQUISA
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: COMO ELA SE APRESENTA PARA O PROFESSOR E PARA O ALUNO DURANTE A AULA DE LINGUA PORTUGUESA?
JOÃO PESSOA – PB
OUTUBRO/2012
TAMMY SUELEN DE SOUZA VIEIRA
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: COMO ELA SE APRESENTA PARA O PROFESSOR E PARA O ALUNO DURANTE A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA?
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal da Paraíba – UFPB Virtual, como requisito para conclusão da disciplina Pesquisa Aplicada à Língua Portuguesa do Curso de Letras a Distância, no polo de apoio presencial de João Pessoa.
JOÃO PESSOA – PB
OUTUBRO/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
JUSTIFICATIVA4
OBJETIVOS5
METODOLOGIA5
CRONOGRAMA6
REFERÊNCIAS6
INTRODUÇÃO
O advento da Linguística Moderna (sociointeracionismo, sociolinguística, linguística textual, entre outros) contribuiu para que algumas questões relativas ao ensino de língua portuguesa, antes marginalizadas, fossem transformadas em objetos de estudo reconhecidos. Uma dessas questões foi a Variação Linguística que está, inclusive, devidamente elencada nos Parâmetros Curriculares Nacional e este será o objeto de estudo desta pesquisa.
Iremos observar uma aula rotineira de língua portuguesa para tentar entender como estas questões teóricas e legais se dão na prática diária de nossas escolas. Será que os docentes sabem que os PCN´s preveem a valorização das variedades linguísticas? E se sabem, suas práticas condizem com suas teorias internalizadas? A direção escolar interfere nesse processo? E os alunos? Como estes se sentem como usuários de uma determinada variedade? Como eles enxergam a norma padrão e o que foge dela? Há espaço na escola para essas manifestações? São questões que pretendemos responder após a conclusão desta pesquisa de campo e assim, começarmos a entender ou localizar onde está o entrave para a não aplicação das tantas