Resenha critica educação corporativa
O entendimento de universidade corporativa (ou universidade empresarial) se dá por uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas.
A atuação das organizações no aprendizado de seus colaboradores está expandindo e aumentando sua relevância a cada dia que passa. Com a transição do método de treinamento tradicional para essa nova organização da aprendizagem, temos empresas buscando transmitir conhecimentos específicos, com objetivo de obter resultados melhores, redução de custos e rapidez na formação da mão de obra.
Ao alinhar a educação das pessoas com os objetivos estratégicos do negócio, conseguimos a melhoria dos serviços oferecidos e, conseqüentemente, dos lucros. Onde passa-se também a ser um fator de competitividade abrangendo a qualidade do serviço de seus funcionários.
Podemos observar dois pontos importantes do seu diferencial: Um deles é que a universidade corporativa em comparação a um departamento de treinamento e desenvolvimento. Está direcionada a programas específicos para atender a estratégia da empresa, enquanto que o treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização.
E em seguida vemos que a universidade corporativa também se difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via web".
É um recurso muito utilizado por organizações de grande porte, pelo que raramente é aplicável a pequenas e médias empresas.
Podemos classificar a Universidade Corporativa como um campo de atuação da Pedagogia Empresarial.
Em nosso país, os exemplos mais