Resenha critica - admirável mundo novo
HUXLEY, Aldous - Admirável Mundo Novo. São Paulo: Globo, 2005
(2ª edição). Tradução de Lino Vallandro e Vidal Serrano.
2. Sobre a Temática Abordada
O Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley em 1931, é um livro futurista que apresenta uma sociedade distópica, onde as pessoas são fabricadas e condicionadas a viverem de acordo com os costumes preestabelecidos. O livro fala principalmente sobre os conceitos de felicidade, mostrando uma sociedade baseada no hedonismo, as relações interpessoais, tecnologia, consumismo, manipulação e uma contestante reflexão sobre o que seria um mundo estabilizado.
3. Sobre a Obra
A obra faz parte da coleção "A aventura de ler", realizada pela editora Globo e publicado em 2005.
É um livro onde seu foco narrativo muda de tempos em tempos, hora pertencendo a um personagem, outra hora a outro, inclusive as vezes no mesmo parágrafo. Além disso, o livro tem uma linguagem as vezes cientifica, outras vezes completamente poetizadas.
3. Estrutura de Capítulos
O livro, que tem como nome original de “Brave new Word”, é dividido em dezoito capítulos. Além de conter também um breve histórico sobre o autor, Aldous Huxley, e um capitulo ao final com propostas de trabalho, onde são sugeridas pesquisas e exercícios que permitem um melhor entendimento da obra.
4. Síntese do Conteúdo
Já no primeiro capitulo é apresentado uma fabrica de seres humanos. Nessa fabrica os embriões são criados, onde existe o Bokanovsky, um inovador processo de fecundação onde um único óvulo fecundado gera noventa e seis seres humanos idênticos. Esses embriões são armazenados sob condições adversas, para que suas características físicas e psicológicas sejam adaptadas a casta e função que aquela pessoa foi predestinada. As castas são Alfas, Betas, Gamas, Deltas e Épsilons.
Os conceitos de família são considerados extremamente obscenos, a simples palavra mãe é capaz de causar a mais extrema vergonha em qualquer um, eles não