Teoria da vida
Da mesma forma que havia cientistas que defendiam a teoria da abiogênese, também havia cientistas que duvidavam dessa teoria, um deles foi o médico italiano Francesco Redi, que por meio de experimentos provou que a vida surgia de um organismo preexistente. Todavia, foi no século XIX que a teoria da abiogênese foi sepultada de vez com dois avanços muito importantes, os experimentos do cientista francês Louis Pasteur e a teoria evolucionista de Charles Darwin, que admitia uma ancestralidade comum para todos os seres vivos.
Com a queda da teoria da abiogênese, a teoria da biogênese ganhou força e a seguinte questão foi levantada: Se os seres vivos surgiram a partir de outros, como o primeiro ser vivo surgiu na Terra?
Três hipóteses sobre a origem da vida foram propostas:
→ Origem por criação divina (criacionismo): a mais antiga das hipóteses. Seus defensores acreditam que um ser divino criou todas as espécies de vida existentes no planeta.
→ Origem extraterrestre: também chamada de panspermia. Seus defensores acreditamque a vida na Terra tenha surgido a partir de elementos ou seres vindos de outros planetas.
→ Origem por evolução química: também conhecida como teoria da evolução química ou teoria da evolução molecular. É a hipótese mais aceita no meio científico.
Antigamente, todos acreditavam na Teoria da geração espontânea, também conhecida como Teoria da abiogênese, que defendia que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta. Muitos cientistas fizeram experiências tentando provar essa teoria e houve até “receita” para se produzir seres vivos.
Da mesma forma que havia cientistas que defendiam a teoria da abiogênese, também havia cientistas que