Admirável Mundo Novo
Através do selvagem Bernard conseguiu livrar-se da ameaça de transferência para Islândia e tornar-se um homem desejado pelas mulheres. O diferente usa o diferente para parecer igual. Porém, logo a arrogância de Bernard começou a atrair o ódio dos seus iguais (em razão de parecer diferente). Como nem mesmo o programa social é capaz de eliminar os piores sentimentos humanos, ficamos com a nítida impressão de que o behaviorismo é ineficiente. Esta idéia é "reforçada" através da reação das personagens quando o selvagem recusa-se a apresentar-se na festa (humilham Bernard e deixam claro que pretendem vingar o ultraje).
O Diretor de Incubação e Condicionamento (D.I.C.) é um homem ortodoxo. Para ele nada é mais importante que a manutenção do programa. Por isso resolve transferir Bernard Marx para a Islândia quando descobre que há algo diferente em seu comportamento. Entretanto, o próprio D.I.C. também teve seu momento de fraqueza. Exatamente como Bernard interessou-se pela vida na reserva, que visitou em companhia de Linda. Abandonou sua acompanhante à própria sorte entre os selvagens, onde ela acabou dando a luz ao seu filho:- John. A sugestão óbvia é de que a conduta de Bernard segue, portanto, um padrão idêntico ao do Diretor.
Linda era uma jovem exatamente igual às outras de sua casta. Depois que foi deixada na reserva tornou-se mãe, envelheceu e ficou gorda. Uma mulher horrível, totalmente diferente das mulheres da civilização. Seus hábitos sexuais acabam lhe valendo problemas na tribo, onde a monogamia