Admiravel mundo novo
REALIDADE
Ivanna Schenki Fornari Grechi – IF Catarinense
Silvana Rodrigues de Souza Sato – UFSC
Fernanda N. R. Mangini – UFSC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Resumo: Por meio deste estudo aproxima-se o avanço científico e tecnológico apresentado na obra Admirável
Mundo Novo, criada por Aldous Huxley, de uma reflexão no campo da educação. O cenário prospectivo, demonstrado por intermédio de uma ficção, é relacionado com algumas teorias psicológicas e educacionais que, na trama, são direcionadas para adaptar docilmente aqueles sujeitos ao sistema de produção e consumo em massa. Os desenvolvimentos tecnológicos aplicados ao condicionamento do comportamento humano, levantam a problemática da ameaça à liberdade e à individualidade humana. Com a pesquisa bibliográfico-documental realizada, aponta-se que nos encontramos muito próximos dessa sociedade distópica, cujos habitantes vivem apenas para produzir e consumir mercadorias.
Palavras-chave: Educação. Conhecimento. Tecnicismo. Condicionamento. Hipnopedia.
Introdução
O livro Admirável mundo novo, publicado em 1932, pelo escritor Aldous Huxley
(1894 – 1963), é considerado um dos cem exemplares mais importantes da humanidade por
Seymour-Smeth (2002). Nesse livro, o autor descreve uma sociedade totalitária, governada por uma minoria que concentrava em suas mãos o poder e o conhecimento. Tal sociedade hipotética era composta por castas 1 , que tinham posições e funções diferenciadas na hierarquia social. Mesmo com um notável desenvolvimento científico-tecnológico, havia a necessidade dos governantes – personificados na figura dos Administradores Mundiais –, disporem de pessoas para operarem as máquinas e fazerem a engrenagem funcionar.
Com a instalação de uma espécie de ditadura científico-tecnológica, a dominação e a exploração foram levadas ao extremo na ficção, por meio do condicionamento biológico e