Falta de Agua
O volume morto é a porção de água que fica abaixo da tubulação de captação e que precisa ser bombeado.
Arce participa na manhã desta quarta-feira (12) de sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal que investiga queixas de falta de água na capital paulista.
O nível do Cantareira caiu 0,1 ponto percentual de ontem (11) para hoje, chegando a 11%. O percentual inclui a segunda cota do volume morto. Sem ela, o nível estaria em 0,3%, que é o que resta da primeira parte dessa reserva.
A primeira cota do volume morto começou a ser captada em maio deste ano, quando o Cantareira estava em 8,2%. Com a reserva, o nível de água disponível aumentou para 26,7%.
Diante da estiagem e do baixo nível das represas, o governo do Estado pediu permissão aos órgãos reguladores do Cantareira para usar uma segunda parte do volume morto, com 106 bilhões de litros de água. A ANA (Agência Nacional de Águas) e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) concordam com o uso, mas ainda precisam autorizar a utilização.
E o governo do Estado já considera usar uma terceira parte do volume morto, que tem pouco mais de 200 bilhões de litros de água. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se referiu a essa cota pela primeira vez em 21 de outubro, mesmo dia que o presidente da ANA, Vicente Andreu, classificou essa parte como "ralo do reservatório, o