resenha-Comunicação empresarial
Nos presentes artigos de “A comunicação empresarial estratégico: definindo os contornos de um conceito” o autor Wilson da Costa Bueno (Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural . As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresarial e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental , em Saúde e em Agribusiness). É editor de 8 sites temáticos em Comunicação/Jornalismo. Já orientou uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica.) faz uma abordam muito considerável sobre o real conceito da estratégia nos dias atuais.
Já o artigo “A comunicação interna como estratégia organizacional”, os autores Jussara Santana Tiburcio (Bacharel em Administração, Fundação Visconde de Cairu (2014); Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, FVC (2011) e Bacharel em Turismo, FVC (2005).) e Lídia Chagas de Santana (Professora Especialista em Literatura / Professor e Orientadora de ADTC da Fundação Visconde de Cairu) abordam com perspicácia a importância da comunicação estratégica nas organizações de maneira simples e objetiva.
O foco central das obras é a comunicação como estratégia para uma gestão de qualidade e participava. Também, como a estratégia deve ser elaborada para atingir o público interno e externo a organização.
Atualmente vive-se numa época em que a tecnologia avança a passos largos e as estratégias organizacionais são alvos de suma relevância para as organizações. Este novo cenário modificou significamente a relação entre a organização e as pessoas que ali trabalham e as externas a organização podendo até dizer que, quem tem mais informação, tem mais poder, como afirma Santana e Tiburcio.
É notório que a gestão da comunicação se faz presente na maior parte da estratégia das organizações, pois, há uma