Resenha do Livro: Comunicação Empresarial
Resenha do livro: Comunicação Empresarial: A Construção da Identidade, Imagem e Reputação
Paul A. Argenti, afirma em seu livro "Comunicação Empresarial: A Construção da Identidade, Imagem e Reputação", que as empresas tiraram seu foco maçisso nos clientes e voltaram para um publico que é de seu interesse extremo: seus funcionários. Ao longo do capítulo 7: Comunicação Interna, ele tenta expor o que uma empresa que tem o objetivo de ter uma boa comunicação interna deve fazer.
Como organizar o esforço de comunicação interna
Para começar, Argenti propoem que seja sabido quais são as atitudes dos funionários em relação a empresa, e assim, com esses resultado é que os profissionais de comunicação poderão traçar um planejamento de comunicação eficaz. Essa análise, vem sendo cada vez mais produzida por empresas de auditoria de comunicação externas.
Com base em resultados de pesquisas e estudos sobre a relação dos funcionários com a empresa, é possivel que esta entenda quais são os sentimentos de seus colaboradores, em relação às informações que eles recebem, e assim possam criar uma estrutura de comunicação interna para satisfazer essas necessidades. Caso a empresa já tenha estruturada essa área, esse estudo é capaz de ajudar a melhorar e apromorar os pontos falhos. Metas para a comunicação interna eficaz
Para que a comunicação interna dê certo nas organizações e se torne eficaz, é necessário que os altos gestores acreditem nela e que esta seja feita por profissionais entendidos do assunto. A quem a comunicação interna deve se reportar?
Antigamente a área de comunicação intena das empresas reportava-se à área de Recursos Humanos, mas no livro Paul Argenti traz um dado controverso a essa afirmação "(...) mas pesquisas recentes afirmam demonstram que mais de 80% das empresas nos Estados Unidos delgeam suas responsabilidades pela comunicação interna à àrea de comunicação empresarial".
Na realidade a comunicação interna pode estar em