Resenha comunicação empresarial
'Com estilo simples e direto, Polito atinge todo tipo de leitor que pretende melhorar a comunicação oral e escrita.'
O Estado de São Paulo
[pic]
Cada apresentação precisa ser planejada de acordo com as características do seu conteúdo e do tipo de público que irá ouví-la.
Uma introdução recomendada para quebrar a resistência da platéia quanto ao ambiente ou ao tema pode não ser apropriada para conquistarv o interesse de ouvintes indiferentes à mensagem.
A preparação detalhada de um assunto, necessária para facilitar o entendimento de pessoas não familiarizadas com o tema, pode ser supérflua e cansativa diante de uma platéia com maior domínio da matéria.
Esta obra do Prof. Reinaldo Polito propõe um roteiro seguro para que você possa ordenar bem qualquer apresentação. Ela será útil para ajudá-lo a entabular uma conversa social ou de negócios, fazer palestras, expor produtos, ministrar aulas, proferir conferências, preparar projetos, elaborar relatórios, redigir uma matéria jornalística, escrever um livro, organizar uma tese, mostrar um trabalho escolar, enfim, realizar qualquer tipo de comunicação falada e escrita.
Um verdadeiro curso para conquistar platéias e ordenar todos os tipos de apresentação, com proposta de trabalho, exercícios de fixação e questionário de auto-avaliação.
Assim é que se fala, 27ª edição. Polito, Reinaldo. São Paulo: Saraiva, 2005. Prefácio de Márcio Thomaz Bastos. 242 páginas.
A escola pode preparar o futuro profissional a falar bem
Em determinadas circunstâncias a boa comunicação pode ser mais importante para o sucesso profissional do que o conhecimento técnico. Mas, será que as escolas estão preparadas para ensinar a falar bem?
Até fins dos anos 60, era muito comum a participação dos jovens nos grêmios estudantis, tanto das escolas particulares quanto das escolas oficiais. Incentivava-se, no interior da instituição, ainda que fora da sala de aula, o jovem a falar, a expor suas idéias de forma clara e convincente para uma