Resenha: como entender processos organizacionais
Com o cenário mercadológico atual, as empresas buscam otimização nos seus processos organizacionais para estabilidade no mercado e diferenciação dos concorrentes. O artigo tem por finalidade tratar os aspectos relacionados á processos organizacionais, falando do surgimento até sua aceitação, consolidação estrutural e importância atual.
A idéia de processo não é uma idéia nova. Tem raízes da Escola Clássica da Administração. A Administração Científica defendida por Taylor tinha a ênfase colocada na tarefa que cada operário realizava e a Teoria Clássica de Administração defendida for Henry Fayol dava ênfase na estrutura da organização. As abordagens destes eram limitadas, pois viam as empresas como um sistema fechado.
Com o aumento da concorrência, decorrente da globalização, deixou-se de observar as empresas como um sistema fechado e começaram a considerar em todo e qualquer estudo as variáveis ambientais atuantes e analisar a empresa de forma global, levando em conta as inter-relações entre suas várias partes componentes. A necessidade de ver a organização com a visão sistêmica impulsionou a entender a empresa como um conjunto de processos inter relacionados e inter dependentes.
Processo pode ser definido como uma sequência de tarefas e atividades utilizadas na entrada (input), que agrega determinado valor e gera uma saída (output) para um cliente, utilizando os recursos da organização para gerar resultados concretos. De uma forma mais abrangente, processos são instrumentos da implementação das estratégias da empresa. As ações que a instituição precisa ter para aproveitar as oportunidades e evitar ameaças identificadas do ambiente de negócios. Essas definições podem ser utilizadas em empresas de qualquer segmento visto que através destes processos irá resultar uma estrutura adequada para fornecer produtos e/ou serviços de qualidade.
É necessário para uma organização entender como funcionam, classificar e