Consultor
[pic]
Índice
Introdução 3
Estrutura interna 4
Gerenciamento de processos 5
Escalonamento de processos 5
Sistema de arquivos 6
Árvore de processos 7
Instalação 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
O MINIX é um sistema operacional compatível com UNIX. Seguindo a tendência dos sistemas livres que nasceram baseados no UNIX, o MINIX fornece seu código-fonte para estudo.
Nos últimos 10 anos o sistema operacional MINIX passou por muitas mudanças. O código original foi inicialmente projetado para um IBM PC baseado no 8088 com 256K de memória, duas unidades de disquete e sem disco rígido. Além disso, ele era baseado na versão 7 do UNIX. Com o tempo, o MINIX evoluiu de muitas maneiras, oferecendo suporte aos processadores de 32 bits como modo protegido e grande capacidade de memória e de discos rígidos. Ele também mudou da antiga versão 7 para basear-se no padrão internacional POSIX. Finalmente, muitos recursos novos foram acrescentados que levaram à criação do LINUX, além disso, ele foi portado para muitas outras plataformas, incluindo Macintosh, Amiga, Atari e SPARC.
Sua popularidade continuou conforme pode ser observado. O projeto MINIX foi inspirado pela observação de que os sistemas operacionais estão se tornando enormes, lentos e pouco confiáveis. Eles falham com muito mais freqüência do que outros equipamentos eletrônicos como televisões, telefones celulares, e tem tantas opções e recursos que praticamente ninguém consegue entende-los completamente nem gerenciá-las bem. De modo geral, muitos desses problemas são causados por uma falha de projeto fundamental nos sistemas operacionais atuais: sua falta de modularidade. O sistema operacional inteiro normalmente tem milhões de linhas de código em C/C++, compilado em um único programa executável enorme, executado no modo núcleo. Um erro em qualquer uma dessas linhas de código pode fazer o sistema deixar de funcionar.
Com o MINIX demonstra-se que este projeto