Portfólio
Este portfólio tem como objetivo relatar o processo de aprendizagem da disciplina educação infantil. O guia de estudos foi utilizado como principal fonte de pesquisa na elaboração desse portfólio.
O guia foi organizado pelas coordenadoras Leonice Ricther, Lívia Silva de Souza e Núbia Silva Guimarães Paiva e foi dividido em quatro unidades sendo que ao final de cada unidade há exercícios referentes a temática abordada.
Educação infantil: brincando e aprendendo.
A educação infantil e sua concepção como primeira etapa da educação básica está na lei maior da educação do país, a (LDB) Lei de Diretrizes e Bases, sancionada em 20 de dezembro de 1996. Sendo que o direito de 0 a 6 anos à educação em creches e pré – escolas já estava assegurado na Constituição de 1988 e reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a tradução deste direito em diretrizes e normas, no âmbito da educação nacional, representa um marco histórico de grande importância para a educação infantil em nosso país.
Os esforços da sociedade para amparar a infância tem sido significativos, especialmente no tocante a criação de creches, mas mesmo assim tem sido insuficiente para atender a real demanda ou necessidade das famílias, especialmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social. A educação infantil é de suma importância na vida da criança que apesar de muitos duvidarem que nessa fase necessite freqüentar a escola, sabemos que essa etapa de ensino pode contribuir de maneira positiva, na formação continua da vida dessas crianças, pois é incrível a capacidade de aprendizado que as mesmas tem.
A educação infantil pode contribuir diretamente na formação de um cidadão melhor, pois é devidamente adequada ao desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional das crianças, essa etapa educacional apresenta elevado valor, uma vez que durante esse período da vida é formada a personalidade da criança, determinando fatores que influenciarão no