Consultor
Proteção! Prevenção! Detecção! Detenção!
Num passado não tão distante, os usuários corpo rativos passivamente acessavam as informações da empresa em seus terminais e estações de tra balho. Com a chegada dos notebooks, foi possível ter uma maior mobilidade, que cresceu exponencialmente com a adoção dos smartphones e tablets pessoais, além de au mentarem a produtividade, trazem a tão sonhada “liberda de”, livre das políticas restritivas de segurança das empresas. Trazendo Ordem ao Caos!
A tecnologia cresceu, os computadores e os usuá rios evoluíram e a internet mudou. Essa mudança trouxe vários benefícios: serviços nas nuvens, redes sociais, comunicação entre pessoas, compras online, transações bancárias, dentre outros. Tudo isso não só no computador pessoal, mas também no ambiente corporativo. Algumas dessas aplicações se tornaram indispensáveis no nosso dia a dia, são elas: Skype,
Google Docs, Facebook, Youtube, Twitter e muitos outros serviços.
Mas como controlar tudo isso? Soluções separa das têm visões limitadas do tráfego, ou até mesmo a utilização de tecnologias antigas/atuais com o con ceito “do tudo ou nada” não são mais eficientes.
Não há mais como simplesmente bloquear o aces so corporativo a todas estas aplicações, porém permi
tir o acesso não inspecionado mesmo que para grupos específicos, como normalmente é realizado hoje em dia, representa uma séria ameaça à seguran ça das redes corporativas.
Surgem então novas exigências para um Firewall:
Identificar aplicações independentemente de por ta/protocolo, tática evasiva ou SSL, identificar usuá rios. Proteção em tempo real contra ameaças embutidas em aplicações. Visibilidade granular e controle de acesso de aplicações/funcionalidades. Por fim, utilizar os recursos de controle de aplicação e prevenção de intrusão sem degradação de desempe nho da solução.
Um Pouco de História
Para entender o que é um Firewall de Nova