Tcc logística de distribuiçâo
O objetivo de se medir controlar as diversas variáveis físicas em processos industriais é obter produtos de alta qualidade, com melhores condições de rendimento e segurança, a custos compatíveis com as necessidades do mercado consumidor.
Nos diversos segmentos de mercado, sejam eles químicos, petroquímicos, siderúrgicos, cerâmicos, farmacêuticos, vidreiros, alimentícios, de papel e celulose, hidrelétricos, nucleares entre outros, a monitoração da variável temperatura é fundamental para a obtenção do produto final específico.
Conceito de temperatura
Temperatura é uma grandeza escalar que mede o nível de agitação molecular. Na prática, a temperatura é representada em uma escala numérica, onde quanto maior o seu valor, maior é a energia cinética média dos átomos do corpo em questão e vice-versa.
Escalas de temperatura
Desde o início da termometria, os cientistas, pesquisadores e fabricantes de termômetro sentiam a dificuldade para atribuir valores de forma padronizada à temperatura por meio de escalas reproduzíveis, como existia na época, para peso, distância e tempo. As escalas que ficaram consagradas pelo uso foram a Fahrenheit e a Celsius.
A escala Fahrenheit é definida atualmente com o valor 32°F no ponto de fusão do gelo e 212°F no ponto de ebulição da água. O intervalo entre estes dois pontos é dividido em 180 partes iguais, e cada parte é um grau Fahrenheit.
A escala Celsius é definida atualmente como o valor zero no ponto de fusão do gelo e 100 no ponto de ebulição da água. O intervalo entre os dois pontos está dividido em 100 partes iguais, e cada parte é um grau Celsius.
A denominação “grau centígrado” utilizada anteriormente no lugar de “grau Celsius” não é mais recomendada, devendo ser evitado o seu uso. Tanto a escala Celsius como a Fahrenheit são relativas, ou seja, os seus valores numéricos de referência são totalmente arbitrários.
Se a