Comunicação e expressão - unidade 8 (2013
"Pode parecer que os isótopos de oxigênio e a luta dos seringueiros no Acre tenham pouco em comum. No entanto, ambos estão relacionados ao futuro da Amazônia e a parte significativa da agroindústria e da geração de energia elétrica no Brasil.
À época em que Chico Mendes lutava para assegurar o futuro dos seringueiros e da floresta, um dos mais respeitados cientistas brasileiros, Eneas Salati, analisava proporções de isótopos de oxigênio na precipitação pluviométrica amazônica do Atlântico ao Peru. Sua conclusão foi irrefutável: a Amazônia produz a parte maior de sua própria chuva; implicação óbvia desse fenômeno: o excesso de desmatamento pode degradar o ciclo hidrológico.
Hoje, imagens obtidas por sensoriamento remoto mostram que o ciclo hidrológico não apenas é essencial para manutenção da grande floresta, mas também garante parcela significativa da chuva que cai ao sul da Amazônia,em Mato Grosso, São Paulo e até mesmo ao norte da Argentina. Quando a umidade do ciclo, que se desloca em direção ocidental, atinge o paredão dos Andes, parte dela é desviada para o sul. Boa parte da cana-de-açúcar, da soja, de outras safras agroindustriais dessas regiões e parte significativa da geração de energia hidrelétrica dependem da máquina de chuva da Amazônia."
T. Lovejoy e G. Rodrigues. A máquina de chuva da Amazônia. Folha de S. Paulo, 25 de julho de 2007 (com adaptações).
O gênero discursivo do fragmento acima é:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Polêmico, pois há o desejo expresso do emissor de defender uma posição em relação à Amazônia.
Resposta Correta: e.
Polêmico, pois há o desejo expresso do emissor de defender uma posição em relação à Amazônia.
Feedback da resposta:
Resposta Correta: O texto apresenta o discurso polêmico, pois há o desejo expresso do emissor de defender uma posição em relação à Amazônia. O discurso polêmico problematiza a ideia apresentada, provocando o embate/debate com o leitor.
Pergunta 2