Relato de experiência: a visita domiciliária do agente comunitário de saúde como alternativa para a promoção da saúde
Nas últimas décadas, tornou-se muito importante cuidar da vida de forma a reduzir a possibilidade de adoecer e as incapacidades geradas pelas doenças, de ordem crônica e a morte prematura de indivíduos ou de uma população. A promoção da saúde é uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como um modo de pensar e de operar vínculos às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no atual sistema de saúde, contribuindo na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. Entende-se, portanto, que a promoção da saúde é uma estratégia de articulação na qual se propõe visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco, ou seja, a vulnerabilidade e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso diverso País, visando à criação de propostas que reduzam as situações de vulnerabilidade, defendam a eqüidade e incorporem a participação e o controle social na gestão das políticas públicas. Compreendemos que é fundamental na redução da vulnerabilidade e na melhoria da qualidade de vida da população estar em diálogo constante com os movimentos sociais, conseguindo estabelecer formas de articulação permanentes e sustentáveis na medida em que nessa relação podemos multiplicar as possibilidades de enfrentamento dos problemas de saúde pública e qualificar cada vez mais as ações no Sistema Único de Saúde.
A promoção da saúde representa uma das estratégias promissoras para lutar pelos múltiplos problemas de saúde que afetam a população. Envolve um conjunto de ações voltadas para o enfrentamento de problemas sociais, melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, da comunidade e acesso a informação.
A Estratégia de Saúde da Família- ESF, apresenta como objetivo geral melhorar, através dos Agentes Comunitários de Saúde- ACS, a capacidade da população de cuidar da sua saúde, transmitindo-lhe informações, conhecimentos e contribuir para a construção e