Resenha Comenios
No primeiro capitulo Comenios e seu tempo relata-se um pouco da história de Comenios, nascido em Nivnitz, Morávia, em 1592 foi educado na fé protestante minoritária da Unitas Fratum ( “União de Irmãos”). Comenios sempre se destacou em relação aos outros alunos sua escola não era provavelmente a pior. Com 18 anos Comenios foi para a Academia de Nassau, em Herborn, logo aos 22 depois de passar um ano em Heidelber Comenios volta a sua terra natal. Com 24 anos ocupou o posto de professor na escola da Irmandade Morávia em Prerau já que não poderia virar sacerdote. Foi nessa escola que Comenios se aventurou e escreveu seu primeiro livro de texto de gramática seguindo o método de Ratke. Comenios estudou para se tornar religioso em 1618 foi chamado pra ser pastor de Fulnek e no mesmo ano ocorreu a Guerra dos Trinta Anos. Após muitos problemas, fuga Comenios passou seus últimos anos em Amsterdam.
Já no segundo capítulo Utopia Comeniana, Comenios fala sobre a configuração da pedagogia moderna que funcionam como utopia que orienta e estrutura o pensamento pedagógico para construir seus próprios sujeitos. Para ele o ideal educativo todos têm que saber tudo nesse sentido os educadores devem ensinar tudo a todos, mas de uma forma que seja compatível com a capacidade cognitiva de cada idade.
Para concretizar esse ideal Comenios fala sobre duas dimensões: a dimensão sociopolítica e dimensão metodológica. Projeta a dimensão metodológica para incluir os pobres levando