Comenius
COMENIUS E A EDUCAÇÃO PARA TODOS
INTRODUÇÃO
Comenius viveu na Europa Renascentista entre os séculos XVI e XVII, é um dos grandes Cristãos que pouco se houve falar como tal. Ele foi um autor além de seu tempo, pois viveu num período de transição entre a idade média e a moderna conseguiu com precisão traduzir para o cenário educacional as mudanças políticas econômicas e sociais.
Ele conseguiu ver na escola o que muitos ainda não viram que a mesma deve despertar nas pessoas o prazer pelo estudo pelo conhecimento, pela vida.
Para o Pedagogo Comenius Teologia e Pedagogia dependem uma da outra devido a isso que Comenius enfatiza tanto a questão divina em sua obra Didática Magna, qual farei um breve ensaio e sobre a influência da mesma na sociedade atual.
CONTEXTO HISTÓRICO DO AUTOR
Comenius foi nasceu em 1592 na cidade de Nivnice, Moravia. Era de família eslava e praticante do protestantismo. Teve uma infância muito conturbada, pois perdeu sua família muito cedo aos dose anos de idade, ficando totalmente abandonado, sendo posteriormente obrigado a viver com tutores muito rudes. Aprendeu as habilidades da escrita, da leitura e do calculo na escola dos irmãos Morávios. Na sua juventude seu modelo escola foi desestimulador devido tanta rigidez daquela época. Teve grande interesse pela teologia, curso no qual se formou, era um protestante e por isso teve que fugir para Polônia com a imposição do catolicismo na Alemanha, foi o que deu impulso para escrever obras pedagógicas e filosóficas propondo idéias radicais e sempre exaltando o criador. Não podemos desvincular o que uma pessoa faz, da sua filosofia de vida, seus ideais, sonhos, frustrações e experiências. Sua obra deve ser analisada no contexto em que surgiu: o Renascimento e a Reforma religiosa.
A EDUCAÇÃO EM COMENIUS
Comenius uma Voz quase solitária em seu tempo, defendia, fazendo sempre uma transição com natureza, a escola como um “locus” fundamental da educação do homem