Comenius
Ele foi educador, filosofo e pastor.
Comenius teve uma vida muito adversa muito difícil teve muita perda ao longo da sua vida. Perdeu seus pais e irmãs aos 12 anos e foi criado por familiares onde não recebeu carinho. Ele acaba estudando muito pouco quando jovem, ele foi matriculado aos 16 anos na escola, ele foi escolarizado sim, mas não de maneira muito profunda. Na escola comenius já criticava a metodologia da escola.
Comenius se casa por 3 vezes e perde suas esposas e filhos pela doença da época a peste. E teve uma quarta relação afetiva.
Ao decorrer da sua vida ele vai Alemanha pra estudar Teologia na faculdade Calvinista de Herbon, onde foi aluno de ALSTED e se familiarizou com a obra de RATKE sobre os estudos das línguas. Ele começou a elaborar um Glossário- Latino- Checo no qual trabalhou cerca de 40 anos e perdeu quando a cidade que ele vivia na época de 1656 foi invadida pelo exercito católico e ele perdeu o manuscrito incendiado, isso aconteceu por duas vezes.
Com 26 anos ele volta a Moravia onde se torna professor na sua antiga escola e tbm se tornou pastor religioso. Ele assume então o cargo de diretor das escolas do norte da Moravia.
Como já falei Comenius vive uma época de muitos conflitos, INICIO DA GUERRA DOS 30 é a perseguição aos não católicos era um período de transformação sobre o protestantismo e comenius fazia parte desse grupo ele era da igreja , Comunidade irmãos Morávia.
Poe conta disso Comenius é expulso de Boêmia e se refugiou na Polonia onde passou grande parte da sua vida exilado na Polonia, ele migrou para alguns países dieferentes se fixando e trabalhando neles divulgando seu sonho reformista por meio da PANSOPHIA: Significa ESTUDOS DO CONHECIMENTO DO UNIVERSO, CIENCIA UNIVERSAL, TODO O SABER.
Comenius começa a traçar o pensamento