Comenius
Comenius foi um dos grandes pensadores do seu tempo, com um ensinamento muito além do que se esperava para aquela época, e ainda hoje são consideradas bastante atuais, modernizou a educação e seu pensamento influencia a educação até hoje.
Teve grande importância, pois foi por meio dele que hoje temos um ensino mais harmonizado e mais humano, um ensino sistematizado e ordenado de acordo com cada fase da criança, onde o aluno pode interagir com o professor e o professor aprender com o aluno.
Ele foi o fundador da didática e, em grande parte da pedagogia moderna. Nasceu na cidade de Nivnitz na Moravia. Ficou órfão aos 12 anos de idade, seus pais e suas duas irmãs foram vitimas de uma peste que dizimou a cidade. Ficou só e foi obrigado a viver com uns tutores rígidos que lhe deram pouca atenção.
Em sua juventude a escola era um lugar sombrio e desprovido de atrativos, onde eram usados métodos rígidos de ensino, os professores abusavam de sua autoridade, e os alunos pouco aprendiam.
Sofreu muito em sua vida e teve outras perdas, ficou viúvo duas vezes, mas conseguiu dar a volta por cima. Reuniu forças para continuar seu trabalho. Ganhou destaque, e se tornou muito importante até hoje com suas propostas e ideias para melhorar a educação.
Escreveu várias obras, mas sua obra que ganhou mais destaque e que deu maior contribuição para a educação foi a Didática Magna, com propostas inovadoras para a educação que propõe uma educação para todos, uma arte universal de ensinar tudo a todos, sem excluir ninguém. Isso seria a universalização do saber, em que todos deveriam ter o mesmo ensino, as mesmas oportunidades. Na sua obra ele propõe reformas à escola, como uma metodologia mais fácil e que tenha maior rendimento para os alunos e que eles aprendam mais em pouco tempo, e que esse ensino seja de modo sólido e que haja alegria ao ensinar e aprender. Que a escola seja um ambiente alegre, bonito, agradável, limpo e que tenham