Prontoooos
COSTA.Cristina. Estruturalismo, uma nova abordagem. In: COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005 p. 156-171.
Questões:
1. Qual a relação do estruturalismo com a lingüística?
A semiologia criada no início do século XX por Saussure, propôs uma ciência geral dos signos que procurava descobrir os sentidos contidos nas diversas linguagens do homem- a língua falada e escrita, os gestos, os sons e os objetos. Esses sentidos formariam sistemas de signos que revelariam a estrutura inconsciente que ordenava o comportamento humano.
Contudo determinados usos lingüísticos de palavras e signos geraram a criação de certos mitos.
2. Em que o estruturalismo difere do evolucionismo e do funcionalismo?
Os estruturalistas aceitavam a existência de diferentes sociedades: as mais simples ou tradicionais, e as chamadas complexas ou modernas. Distinguiram essas sociedades também como capitalistas e não-capitalistas, mas afirmavam que essa diferença só poderia ser explicada em função de sua própria história e da relação que cada sociedade mantém com o meio natural e social. Os estruturalistas não propunham nenhuma lei ou principio explicativo que regulasse a passagem de uma estrutura mais simples para outra mais complexa. Com esses pressupostos teóricos o estruturalismo tecia criticas ao funcionalismo e ao evolucionismo. Deslocava e ênfase metodológica da observação-principal pedra de toque do funcionalismo- para a construção teórica e abstrata de um conceito. Além disso, criticando o evolucionismo, partia do princípio de que cada sociedade deve ser analisada em sua especificidade e não como modelo em um estágio de um processo único do desenvolvimento humano.
3. Explique a metáfora das relações de parentesco ou das classes sociais com a estrutura de um prédio.
Mesmo que oculta a estrutura do prédio existe para sustentar, organizar, distribuir e relacionar todos os andares visíveis e