Fôrmas para concreto armado
Carlos Roberto Brust Gruendling Daniel Henrique Schwendler Diego Troian Tiago Jungblut Kniphoff
Fôrma - é o conjunto de componentes cujas funções principais são:
Molde: dar forma ao concreto; Conter o concreto fresco e sustentá-lo até que atinja resistência mecânica necessária; Proporcionar ao concreto rugosidade superficial requerida(Lisa, texturada).
Propriedades principais
Resistência mecânica à ruptura; Resistência à deformações; Estanqueidade; Regularidade geométrica; Rugosidade superficial adequada; Estabilidade dimensional;
Propriedades principais
Permitir o correto posicionamento da armadura; Baixa aderência ao concreto; Permitir desforma sem danos; Facilidade para o correto lançamento do concreto; Permitir segurança no manuseio; Economia.
Custo da Fôrma no Edifício
De um modo geral, as fôrmas apresentam o seguinte percentual de custo em relação ao edifício:
Custo da fôrma = 50 % do custo do C.A.; Custo do C.A. = 20% do custo da obra; Custo da fôrma = 10% do custo da obra.
Conceito Estrutural das Fôrmas
As fôrmas são estruturas provisórias, porém são estruturas e, por isso, devem ser concebidas. Os esforços atuantes em qualquer peça constituinte do sistema de forças são:
Peso próprio das fôrmas; Peso do concreto e do aço; Sobrecarga: trabalhadores, equipamentos; Empuxo adicional devido à vibração.
Conceito Estrutural das Fôrmas
Esforços atuantes:
Atuam sobre o painel que constitui o molde; A chapa do molde é enrijecida por um retículo de barras ( estrutura do molde); Escoras (pontaletes ou pés-direitos) transmitem a carga para o solo ou para a estrutura já executada.
Elementos constituintes de um sistema de fôrmas:
MOLDE: é o que caracteriza a forma da peça e o que entra em contato direto com o concreto. É constituído genericamente por painéis de laje, fundos e faces de vigas e faces de pilares;