Fundamentos Concreto Armado
Faculdade de Engenharia Civil
Departamento de Estruturas
Fundamentos do concreto armado
Notas de aula da disciplina
AU414 - Estruturas IV– Concreto armado
Prof. Msc. Luiz Carlos de Almeida
Agosto/2002
Índice
FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO
2
1. Introdução
2
2. Armadura
2
3. Fissuração
4
4. Concreto Armado
6
5. Vantagens do concreto armado
8
6. Desvantagens do concreto armado
8
7. História da construção em concreto simples e concreto armado.
8
8. Bibliografia
12
1
Fundamentos do concreto armado
1. Introdução
A pedra e a madeira são utilizadas como materiais de construção cerca de três mil anos, já o concreto é utilizado na construção mais recentemente, cerca de 100 anos.
A utilização do concreto na construção deve ter surgido da possibilidade de se aproveitar da grande resistência à compressão e a durabilidade oferecida pela pedra e a vantagem de sua mistura com agregado miúdo, aglomerante e água resultar em um material que, antes de endurecer, pode ser moldado nas formas desejadas (trabalhabilidade).
O concreto é um material de construção composto de quantidades racionais de aglomerante (cimento), agregado miúdo (areia ou pó de pedra), agregado graúdo (pedra britada u cascalho) e água.
O concreto simples é um material de utilização limitada na construção de estruturas, pelo fato de apresentar resistência à tração muito baixa, cerca de 8 a 12 vezes menor que sua resistência à compressão, mas a associação do concreto com um material de boa resistência a tração e convenientemente colocado na massa de concreto, permite que o conjunto – concreto armado – resista tanto aos esforços de compressão como os de tração. Os seguintes materiais resistentes à tração podem ser utilizados: aço, fibras de vidro, plásticos, nylon e bambu.
2. Armadura
As armaduras são posicionadas no interior da forma e posteriormente é lançado o concreto plástico, que envolve as barras de aço, obtendo-se, após o endurecimento, uma peça de