atps FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO 1
1. INTRODUÇÃO
Até março de 2003 a principal norma para o projeto de estruturas de concreto armado era a NBR 6118/80, ou NB1/78. Após passar por vários anos em processo de revisão, a NB 1/78 foi substituída por uma nova versão, a NBR 6118/2003 “Projeto de Estruturas de Concreto –Procedimento”, que incluiu também as estruturas de Concreto Protendido.
As recomendaçõespara a execução das estruturas de concreto passaram a fazer parte da norma NBR 14931/03.
Todo o conteúdo desta disciplina e das demais nas áreas de concreto armado e protendido seguem as recomendações constantes da NBR 6118/03.
A norma se aplica a estruturas de concretos normais, com massa específica seca maior que 2.000 kg/m3, não excedendo 2.800 kg/m3, do grupo I de resistência (C10 a C50), conformeclassificação da NBR 8953.
Concretos normais são também chamados convencionais, e excluem os “concretos especiais” com características particulares, como os concretos leves, de alto desempenho, autoadensável,massa, rolado, colorido, entre tantos outros existentes.
Segundo a NBR 6118/03 (item 1.5), “No caso de estruturas especiais, tais como de elementos pré-moldados, pontes e viadutos, obras hidráulicas, arcos, silos, chaminés, torres,estruturas off-shore, ou em que se utilizam técnicas construtivas não convencionais, tais como formas deslizantes, balanços sucessivos, lançamentos progressivos e concreto projetado, as condições da NBR 6118/03 ainda são aplicáveis, devendo no entanto ser complementadas e eventualmente ajustadas em pontos localizados, por Normas Brasileiras específicas”.
Outras normas também importantes e de interesse no desenvolvimento dos conteúdos sãoas estrangeiras: MC-90, do COMITÉ EURO-INTERNATIONAL DU BÉTON, o Eurocode 2/92,do EUROPEAN COMMITTEE STANDARDIZATION, e o ACI 318-05, do AMERICAN CONCRETE INSTITUTE.
COMPOSIÇÃO DO CONCRETO
Os primeiros materiais a serem empregados nas construções foram a pedra natural e a madeira, sendo o ferro e o aço empregados