Planejamento
Segundo Idalberto Chiavenato em nosso PLT desta disciplina, identificado ao final desta ATPS, o planejamento estratégico é a tarefa primária no nível institucional, onde os dirigentes fazem a ligação da empresa com o mercado, defrontam com incertezas geradas por elementos incontroláveis e imprevisíveis dos ambientes. Já de acordo com Kotler (1992, p.63), o planejamento estratégico é definido como sendo o processo gerencial que desenvolve e mantém uma adequação razoável entre os recursos e os objetivos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado, orienta os negócios e produtos da empresa gerindo crescimento satisfatório e os lucros. Existem três idéias básicas:
O uso pela empresa de um portfólio de investimento.
Estar em constante avaliação em relação ao potencial de lucro futuro de cada tipo de negócio.
O planejamento estratégico é a estratégia propriamente dita.
Segundo Matos (1999, p.30), o planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais:
a) O planejamento estratégico relaciona com a adaptação da organização a um ambiente mutável.
b) O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo.
c) O planejamento estratégico é compreensivo. Envolve a organização como uma totalidade, engloba todos os seus recursos, obtendo efeitos sinergéticos de todas as capacidades potencialidades da organização.
d) O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso.
e) O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Por estar orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e suscetível a mudanças.
PLANEJAMENTO TÁTICO. Tem por objetivo aperfeiçoar determinadas áreas relacionadas à atividade-meio da empresa na busca de resultados preestabelecidos pelas estratégias e políticas contidas no planejamento estratégico atingindo