Análise estética da canção Fado Tropical de Chico Buarque
Trabalho apresentado ao Colégio Universitário – COLUN como requisito para a obtenção da nota do terceiro bimestre na disciplina Filosofia.
Professor: Cristiano Capovilla.
São Luís
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. FICHA TÉCNICA DA CANÇÃO 4
3. REFLEXÃO ESTÉTICA 5
4. CONCEITO ESTÉTICO 8
5. JUÍZO ESTÉTICO 9
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem o objetivo de analisar esteticamente a canção Fado Tropical de Chico Buarque de Holanda, criada na época da ditadura militar, onde a censura era demasiadamente rígida. O contexto político e social é demonstrado nas músicas de Chico Buarque, com sentimentos repressores e desabafos, ele constitui através de suas músicas críticas ao governo e à sociedade, em uma linguagem poética, de modo que, a censura não fosse capaz de identificar a mensagem real contida na música. Para entender as canções de Chico Buarque, é preciso decifrar as letras de acordo com o contexto histórico, a situação política e social da época. Sempre existe algo decodificado nas letras desse grande compositor e cantor.
2. FICHA TÉCNICA DA CANÇÃO Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra foram os responsáveis pela composição da música. Juntos, esses dois artistas escreveram a música exclusivamente para a peça “Calabar – O elogio da traição”. Em 1974, Quando já estava escrita foi proibida pela censura por conter o nome Calabar e em 1980 a peça foi reformulada e liberada pela censura. Chico Canta é um disco gravado por Chico Buarque no ano de 1973. O nome do disco seria o mesmo da peça, mas foi censurado, assim como a peça. As músicas "Anna de Amsterdam" e "Vence na Vida Quem Diz Sim" aparecem apenas em versões instrumentais, eis que as letras foram integralmente vetadas pela censura. O álbum também se destaca por ser um dos primeiros trabalhos de MPB a utilizar